sábado, 27 de junho de 2009

FITNESS BUCAL :

''O SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DEVE FREQUENTAR A ACADEMIA''.


Com a evolução da ciência e do conhecimento, a longevidade com qualidade de vida é um fato comprovado. Além da conquista de uma vida mais longa, cada vez fica mais difícil identificar a idade cronológica de muitas pessoas

.
A indústria da fabricação de produtos utilizados para conservação da pele e dos cabelos cria uma incrível variedade de cremes rejuvenescedores, anti-rugas e removedores de manchas.


A cirurgia plástica e a ciência dermatológica desenvolveram técnicas eficazes que, atenuando os sinais dos tempos de forma natural, conferem à face uma fisionomia mais jovem, atuando na área dos olhos, eliminando olheiras e bolsas nas pálpebras, situações que denotam envelhecimento.
Dentre todo esse universo da estética aliada à qualidade de vida, um fator que influencia a longevidade, mas que, infelizmente, ainda é pouco lembrado, está na parte inferior da face: a boca com seus músculos, ossos e dentes.

Corpo sem boca

O modo de se pensar um corpo sem boca, não dando a ela a devida atenção, tem permitido observar corpos jovens, rostos sem rugas, mas exibindo falas cuspidas, a lançar saliva, ostentando barulho ao mastigar, além de dentes amarelos, que são cruéis indicadores de idade, a mostrar que o tempo passou e a idade chegou. Pessoas, enfim, com o corpo jovem e o sorriso envelhecido.


Quanto aos dentes, não só o escurecimento, mas também as restaurações dentárias insatisfatórias, ou as próteses mal adaptadas, os dentes desalinhados, as gengivas doentes, entre outros tantos desvios, reúnem-se para formar uma aparência descuidada e decadente.
E o pior é que, à medida que a idade avança, fase em que o aproveitamento dos alimentos é de fundamental importância, os músculos faciais, por falta de treino, não conseguem uma adequada eficiência mastigatória, competente para triturar e bem preparar os alimentos a serem digeridos.


Bem por isso é que os órgãos que compõem o sistema estomatognático, até recentemente chamado sistema mastigatório, devem freqüentar academia, realizar um verdadeiro fitness, conferindo aptidão, bom estado e funcionamento equilibrado.


O trabalho e o bom funcionamento dos músculos e dos dentes são requisitos para se manter o visual jovem. Para tanto, é necessário que os dentes estejam preservados em sua forma, saudavelmente alojados no osso, bem relacionados entre si e circundados por gengivas sadias.
De fato, os dentes terão eterna juventude, valendo lembrar que, se forem bem cuidados, manter-se-ão bonitos e brilhantes por toda a vida.

Dentes escurecidos ou mal cuidados dão aparência envelhecida às pessoas e o clareamento dentário é um caminho para revigorá-los. Obtém-se significativa eficiência mastigatória, exercitando-se os músculos da mastigação, com o funcionamento equilibrado da boca, na atividade de mastigar, dos dois lados, alimentos secos, duros e fibrosos.

Resumindo, a mastigação é um processo complexo, altamente dinâmico, que exige muito em termos de coordenação e treinamento do sistema neuro-muscular.

Assim, é recomendável o treinamento dos músculos faciais através da mastigação, realizando um verdadeiro fitness bucal, uma autêntica sessão de musculação, mantendo a musculatura firme e ágil para acionar os dentes, preciosas ferramentas para preparação dos alimentos na primeira etapa do processo digestivo.


Nesse processo, mastigar torna-se um eficiente mecanismo de liberação de tensão: acalma e relaxa. Nessa mesma direção, manter os dentes claros e em boa forma, gengivas sadias e musculatura forte e vigorosa são procedimentos rejuvenescedores.

Trata-se de um diferencial importante e fundamental: a juventude do sorriso confunde-se com a da pessoa.

Referência:

Profa. Dra. Maria Cristina Ferreira de Camargo – Odontopediatra;

Dr. Roberto Mariani - Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário